sexta-feira, 24 de maio de 2013

BAIXA ESTATURA - FATORES QUE INFLUENCIAM O RESULTADO DO TRATAMENTO COM HORMÔNIO DE CRESCIMENTO - GH PARA BAIXA ESTATURA – CRIANÇA, INFANTO JUVENIL, ADOLESCENTE; ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: DR. JOÃO SANTOS CAIO JR. ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.


O primeiro ato que devemos tomar, que é de suma importância é estadiar a estatura atual do paciente em desenvolvimento em todas as fases de crescimento possível, criança, infanto juvenil ou adolescente.

ESTATURA


Para a medida da estatura é utilizado um suporte reto podendo ser de material rígido ou com diâmetro em madeira com Escala e precisão de 0,1cm. Com auxílio do cursor é determinada a medida. Correspondente à distância entre a região plantar e o vértex, estando o avaliado sem calçado, de forma ereta, com os braços a o longo do corpo, pés unidos, procurando colocarem contato com a escala de medida as superfícies posteriores dos calcanhares, cintura pélvica, cintura escapular e região occipital, em apnéia inspiratória e com a cabeça orientada no plano de Frankfurt paralelo ao solo (LOHMAN, ROCHE & MARTORELL, 1988). A medida da estatura é realizada no Primeiro momento da triagem dos examinandos, no momento de cada exame e a cada Consulta médica.

IMC

A partir dos dados de massa corporal e estatura é calculado o IMC, mediante a relação matemática:

IMC= massa corporal (kg)/estatura (m²).

Os valores do IMC foram categorizados em percentis por meio da curva de MUST, DALLAL e DIETZ (1991),segundo a faixa etária e o gênero, conforme recomendado pela WHO(1995). O cálculo do IMC foi realizado no primeiro momento da triagem dos examinandos e a cada consulta médica.

Na sequência, é efetuado um exame clinico médico – laboratorial incluíndo todos os dados e fatores que possam influenciar. A hiperplasia congênita das supra-renais (HCSR) representação de um grupo de doenças genéticas que comprometem a síntese de cortisol devida à deficiência de uma das enzimas responsáveis ​​pela esteroidogênese supra-renal. Na deficiência da 21-hidroxilase (D21OH), responsável por mais de 90% dos casos de hiperplasia congênita das supra-renais (HCSR), a secreção androgênica supra-renal esta aumentada. A forma clássica de 21-hidroxilase (D21OH), e tratada com glicocorticóide, repondo-se mineralocorticóide se necessário. o uso continuado de corticosteróides pode comprometer o crescimento da criança ou infanto juvenil e adolescente, através de diferentes mecanismos. Por outro lado, uma excessiva secreção adrenocortical dos esteróides sexuais pode levar à redução do tempo de crescimento estatural principalmente em crianças do sexo feminino, mas pode comprometer também o sexo masculino, tanto por aceleração da idade óssea quanto pela possibilidade de indução de puberdade precoce central. A combinação dos efeitos da corticoterapia e excesso de esteróides sexuais sobre o crescimento estatural faz com que as crianças com hiperplasia congênita das supra-renais (HCSR) estejam propensos aos risco de baixa estatura. Primariamente o grande vilão da baixa estatura (altura) é o HGH – Hormônio de Crescimento (somatotrophin) diminuído.



AUTORES PROSPECTIVOS


Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. O primeiro ato que devemos tomar, que é de suma importância é estadiar a estatura atual do paciente em desenvolvimento em todas as fases de crescimento possível, criança, infanto juvenil ou adolescente...
http://crescercriancasjuvenil.blogspot.com


2. A medida da estatura é realizada no Primeiro momento da triagem dos examinandos, no momento de cada exame e a cada Consulta médica... http://crescermais2.blogspot.com


3. Primariamente o grande vilão da baixa estatura (altura) é o HGH – Hormônio de Crescimento (somatotrophin) diminuído... http://metabolismocontrolado.blogspot.com 


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
 

Referências Bibliográficas:
Prof. Dr. J. Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Endocrinologista, Medicina Interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Brian Stabler , PhD , Patricia T. Siegel , PhD , Richard R. Clopper , ScD , Catherine E. Stoppani , RN , Peter G. Compton , MA , Louis E. Underwood , MD; (J Pediatr 1998; 133:366-73).

Contato:
Fones: 55(11) 5087-4404 ou 6197-0305
Nextel: 55(11)7717-1257
ID:111*101625
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: drcaio@vanderhaagenbrasil.com
drahenriqueta@vanderhaagenbrasil.com
vanderhaagen@vanderhaagenbrasil.com

Site Clinicas Caio

http://dracaio.site.med.br 
http://drcaiojr.site.med.br 

Site Van Der Haagen Brazil

www.vanderhaagenbrazil.com.br 
www.clinicavanderhaagen.com.br
www.obesidadeinfoco.com.br
www.crescimentoinfoco.com.br
www.tireoidismo.com.br
www.clinicasvanderhaagenbrasil.com


Google Maps: